Texto: MELANCIA E COCO VERDE
Nesta situação de aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero
textual "Conto" e suas principais características, além disso serão
retomadosos elementos da narrativa, no entanto o foco estará na percepção
do foco narrativo e na compreensão e interpretação do texto.
Espera-se que,ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de
reconhecer o gênero em estudo e que tenha compreendido o texto como um
todo significativo.
PÚBLICO ALVO: 9º ano
TEMPO PREVISTO: 6 aulas
CONTEÚDOS: Conceito de Conto; retomada dos elementos da
narrativa;leitura do texto MELANCIA E COCO VERDE; conceito de
Intertextualidade; poemas: Bem-Me-Quer e Cavalo a Galope de Sérgio
Capparelli; tirinhas da Mafalda e do Menino Maluquinho.
Competências e habilidades:
Nesta situação de aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero
textual "Conto" e suas principais características, além disso serão
retomadosos elementos da narrativa, no entanto o foco estará na percepção
do foco narrativo e na compreensão e interpretação do texto.
Espera-se que,ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de
reconhecer o gênero em estudo e que tenha compreendido o texto como um
todo significativo.
PÚBLICO ALVO: 9º ano
TEMPO PREVISTO: 6 aulas
CONTEÚDOS: Conceito de Conto; retomada dos elementos da
narrativa;leitura do texto MELANCIA E COCO VERDE; conceito de
Intertextualidade; poemas: Bem-Me-Quer e Cavalo a Galope de Sérgio
Capparelli; tirinhas da Mafalda e do Menino Maluquinho.
Competências e habilidades:
Ativação de conhecimento de mundo – Antecipação e predição –
Localização e ou cópia de informação – Comparação de Informação –
Produção de inferências Globais e Intertextualidade – Contexto de produção
Recuperação do contexto – Valores éticos e políticos -
Estratégias:
Estudo do gênero e dos elementos da narrativa, leitura e e interpretação,
discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções, pesquisa e
produção de uma antologia poética com os poemas feitos pelos alunos
sobre o tema estudado.
Localização e ou cópia de informação – Comparação de Informação –
Produção de inferências Globais e Intertextualidade – Contexto de produção
Recuperação do contexto – Valores éticos e políticos -
Estratégias:
Estudo do gênero e dos elementos da narrativa, leitura e e interpretação,
discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções, pesquisa e
produção de uma antologia poética com os poemas feitos pelos alunos
sobre o tema estudado.
Recursos:
Livros de Ricardo Azevedo (sala de leitura) – Sala de Informática –
Textos Xerocados - revistas antigas - papel sulfite
Livros de Ricardo Azevedo (sala de leitura) – Sala de Informática –
Textos Xerocados - revistas antigas - papel sulfite
Formas de avaliação e instrumentos de avaliação:
A avaliação será contínua, através da leitura e representação gráfica e
corporal de cada texto lido.
corporal de cada texto lido.
Bibliografia:
AZEVEDO, Ricardo. Cultura da terra. Moderna, 2008, p. 2832.
CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. 18. Ed. Porto Alegre:
L&PM, 2012.
L&PM, 2012.
QUINO. Toda Mafalda: da primeira a ultima tira. 2. Ed. São Paulo:
Martins Fontes: 2010.
Martins Fontes: 2010.
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES:
- Antecipação e predição; ativação do conhecimento de mundo.
Antes de apresentar o texto Melancia e Coco Verde escrever o título
na lousa e perguntar:
na lousa e perguntar:
1) O que este título sugere a vocês? Do que vocês se lembram?
Escrever na lousa algumas respostas para ser comentadas após a
leitura.
leitura.
2) Já conhecem esse autor, Ricardo Azevedo?
Expor a biografia do autor.
Professor, nesse momento você poderá levar os alunos à sala de leitura para
conhecer outras obras do autor ou à sala de informática para pesquisar a sua biografia.
O site oficial do autor é:
www.ricardoazevedo.com.br.
conhecer outras obras do autor ou à sala de informática para pesquisar a sua biografia.
O site oficial do autor é:
www.ricardoazevedo.com.br.
Leitura do texto, primeiramente analisando a imagem, em seguida
a leitura feita pelo professor.
Após as discussões sobre as sugestões dadas pelos alunos na lousa,
podemos fazer a leitura coletiva, onde cada aluno lê um trecho.
Nesse momento será verificada a compreensão que o alunos já possuem
sobre as formas gráficas.
a leitura feita pelo professor.
Após as discussões sobre as sugestões dadas pelos alunos na lousa,
podemos fazer a leitura coletiva, onde cada aluno lê um trecho.
Nesse momento será verificada a compreensão que o alunos já possuem
sobre as formas gráficas.
- Localização e/ou cópia de informações
3) Quem é o narrador da história?
4) Quais os personagens da história:
5) Onde se passa a história?
6) Quando acontece o clímax, momento de maior emoção no texto?
7) Qual é o tema, assunto principal do texto?
8) No texto lemos um trecho que diz: “Lutar para ganhar a guerra ou
lutar para não perder seu amor?”. Qual foi o motivo que levou o
soldado a pensar assim?
lutar para não perder seu amor?”. Qual foi o motivo que levou o
soldado a pensar assim?
9) Por que o rapaz resolveu colocar apelidos nele e na sua amada?
10) Quadro organizativo com os elementos da narrativa
(sequência da narrativa).
(sequência da narrativa).
- Contexto de produção.
11) Onde o texto foi publicado?
12) Quem é o autor?
13) Para quem foi escrito?
- Comparação de informações.
Professor, agora os alunos lerão dois poemas de Sérgio Capparelli, “Bem-me-quer”
e “Cavalo a galope” para comparar o tema central. Aproveite para falar sobre a
diferença que há na estrutura desses dois textos e no texto “Melancia e Coco Verde”.
e “Cavalo a galope” para comparar o tema central. Aproveite para falar sobre a
diferença que há na estrutura desses dois textos e no texto “Melancia e Coco Verde”.
14) Leia os textos (Bem-me-quer e Cavalo a galope de Sérgio Capparelli)
14.1) Qual o tema principal do 1º? O que levou você a pensar nisso?
14.2) Qual o tema principal do 2°? O que levou você a pensar nisso?
14.3) Qual a diferença na estrutura entre esses dois textos e o texto
“Melancia e Coco Verde”?
“Melancia e Coco Verde”?
14.4) De que maneira o primeiro texto lembra algum fato relatado ou
personagem do texto Melancia e Coco Verde?
personagem do texto Melancia e Coco Verde?
14.5) De que maneira o segundo texto lembra algum fato relatado
ou personagem do texto Melancia e Coco Verde?
ou personagem do texto Melancia e Coco Verde?
- Produção de inferências globais e
intertextualidade
intertextualidade
Professor, no momento da leitura das tirinhas, não se esqueça de ressaltar sobre
linguagem verbal e não verbal. Alguns textos são compostos apenas pela linguagem
verbal, outros usam apenas a linguagem não verbal e outro grupo de texto usa as
duas linguagens como é o caso das tirinhas analisadas.
linguagem verbal e não verbal. Alguns textos são compostos apenas pela linguagem
verbal, outros usam apenas a linguagem não verbal e outro grupo de texto usa as
duas linguagens como é o caso das tirinhas analisadas.
15) Agora analisaremos duas tirinhas. (Mafalda e Menino Maluquinho)
15.1) Do que se trata a primeira tirinha? (interpretação oral) E a segunda?
(interpretação oral)
(interpretação oral)
15.2) O que cada uma das tirinhas tem haver com a história contada no
texto Melancia e Coco Verde?
texto Melancia e Coco Verde?
15.3) A primeira tirinha teve o mesmo final das personagens do texto
Melancia e Coco Verde?Por quê?
Melancia e Coco Verde?Por quê?
15.3) E a segunda tirinha, o que levou o Menino Maluquinho a ter essa
atitude?
atitude?
- Valores éticos e políticos.
Professor, talvez os alunos se lembrem de casos ocorridos com pessoas de
seu conhecimento ou convívio, ou ainda, poderão se lembrar de histórias fictícias
como as novelas ou filmes.Ouça tudo o que eles tiverem para falar sobre o assunto.
seu conhecimento ou convívio, ou ainda, poderão se lembrar de histórias fictícias
como as novelas ou filmes.Ouça tudo o que eles tiverem para falar sobre o assunto.
16) Há algum fato que você tenha conhecimento que lembra a história
do texto “Melancia e Coco Verde”? Qual? (talvez os alunos façam
relação entre o texto e as novelas do momento)
do texto “Melancia e Coco Verde”? Qual? (talvez os alunos façam
relação entre o texto e as novelas do momento)
17) Discuta com os colegas as atitudes do pai da moça e da moça.
Alzenir Maria Martins Braiani
Alzenir Maria Martins Braiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário