domingo, 9 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - TEXTO: MELANCIA E COCO VERDE RICARDO AZEVEDO

Texto: MELANCIA E COCO VERDE


   Nesta situação de aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero
 textual "Conto" e suas principais características, além disso serão
 retomadosos elementos da narrativa, no entanto o foco estará na percepção
 do foco narrativo e na compreensão e interpretação do texto.
   Espera-se que,ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de
reconhecer o gênero em estudo e que tenha compreendido o texto como um
todo significativo.

 PÚBLICO ALVO: 9º ano

 TEMPO PREVISTO: 6 aulas

CONTEÚDOS: Conceito de Conto; retomada dos elementos da
 narrativa;leitura do texto MELANCIA E COCO VERDE; conceito de
 Intertextualidade; poemas: Bem-Me-Quer e Cavalo a Galope de Sérgio
 Capparelli; tirinhas da Mafalda e do Menino Maluquinho.

Competências e habilidades:
 Ativação de conhecimento de mundo – Antecipação e predição –
 Localização e ou cópia de informação – Comparação de Informação –
 Produção de inferências Globais e Intertextualidade – Contexto de produção
 Recuperação do contexto – Valores éticos e políticos -


Estratégias:
 Estudo do gênero e dos elementos da narrativa, leitura e e interpretação,
discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções, pesquisa e
produção  de uma antologia poética com  os poemas feitos pelos alunos
 sobre o tema estudado.
Recursos:

     Livros de Ricardo Azevedo (sala de leitura) – Sala de Informática –
 Textos Xerocados - revistas antigas - papel sulfite

Formas de avaliação e instrumentos de avaliação:
   A avaliação será contínua, através da leitura e representação gráfica e
 corporal de cada texto lido.

Bibliografia:
AZEVEDO, Ricardo. Cultura da terra. Moderna, 2008, p. 2832.
CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. 18. Ed. Porto Alegre:
 L&PM, 2012.
QUINO. Toda Mafalda: da primeira a ultima tira. 2. Ed. São Paulo:
 Martins Fontes: 2010.

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES:

- Antecipação e predição; ativação do conhecimento de mundo.

  Antes de apresentar o texto Melancia e Coco Verde escrever o título
 na lousa e perguntar:
1)    O que este título sugere a vocês? Do que vocês se lembram?
Escrever na lousa algumas respostas para ser comentadas após a
 leitura.

2)    Já conhecem esse autor, Ricardo Azevedo?

Expor a biografia do autor.
  Professor, nesse momento você poderá levar os alunos à sala de leitura para 
conhecer outras obras do autor ou à sala de informática para pesquisar a sua biografia.
 O site oficial do autor é:
 www.ricardoazevedo.com.br.

  Leitura do texto, primeiramente analisando a imagem, em seguida
a leitura feita pelo professor.
  Após as discussões sobre as sugestões dadas pelos alunos na lousa,
 podemos fazer a leitura coletiva, onde cada aluno lê um trecho.
 Nesse momento será verificada a compreensão que o alunos já possuem
 sobre as formas gráficas.

 - Localização e/ou cópia de informações

3)    Quem é o narrador da história?
4)    Quais os personagens da história:
5)    Onde se passa a história?
6)    Quando acontece o clímax, momento de maior emoção no texto?
7)    Qual é o tema, assunto principal do texto?
8)    No texto lemos um trecho que diz: “Lutar para ganhar a guerra ou
 lutar para não perder seu amor?”. Qual foi o motivo que levou o
 soldado a pensar assim?
9)    Por que o rapaz resolveu colocar apelidos nele e na sua amada?
10) Quadro organizativo com os elementos da narrativa
 (sequência da narrativa).

- Contexto de produção.

11) Onde o texto foi publicado?
12) Quem é o autor?
13) Para quem foi escrito?

- Comparação de informações.

Professor, agora os alunos lerão dois poemas de Sérgio Capparelli, “Bem-me-quer”
 e “Cavalo a galope” para comparar o tema central. Aproveite para falar sobre a
 diferença que há na estrutura desses dois textos e no texto “Melancia e Coco Verde”.

14) Leia os textos (Bem-me-quer e Cavalo a galope de Sérgio Capparelli)

14.1) Qual o tema principal do 1º? O que levou você a pensar nisso?
14.2) Qual o tema principal do 2°? O que levou você a pensar nisso?
14.3) Qual a diferença na estrutura entre esses dois textos e o texto
 “Melancia e Coco Verde”?
14.4) De que maneira o primeiro texto lembra algum fato relatado ou
 personagem do texto Melancia e Coco Verde?
14.5) De que maneira o segundo texto lembra algum fato relatado
 ou personagem do texto Melancia e Coco Verde?

- Produção de inferências globais e
 intertextualidade

Professor, no momento da leitura das tirinhas, não se esqueça de ressaltar sobre
 linguagem verbal e não verbal. Alguns textos são compostos apenas pela linguagem
 verbal, outros usam apenas a linguagem não verbal e outro grupo de texto usa as
 duas linguagens como é o caso das tirinhas analisadas.

15) Agora analisaremos duas tirinhas. (Mafalda e Menino Maluquinho)
15.1) Do que se trata a primeira tirinha? (interpretação oral) E a segunda?
 (interpretação oral)
15.2) O que cada uma das tirinhas tem haver com a história contada no
 texto Melancia e Coco Verde?
15.3) A primeira tirinha teve o mesmo final das personagens do texto
 Melancia e Coco Verde?Por quê?
15.3) E a segunda tirinha, o que levou o Menino Maluquinho a ter essa
atitude?
           
- Valores éticos e políticos.
Professor, talvez os alunos se lembrem de casos ocorridos com pessoas de
 seu conhecimento ou convívio, ou ainda, poderão se lembrar de histórias fictícias
 como as novelas ou filmes.Ouça tudo o que eles tiverem para falar sobre o assunto.
16)  Há algum fato que você tenha conhecimento que lembra a história
 do texto “Melancia e Coco Verde”? Qual? (talvez os alunos façam
 relação entre o texto e as novelas do momento)
17) Discuta com os colegas as atitudes do pai da moça e da moça.








Alzenir Maria Martins Braiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário