Texto: Avestruz Mário Prata
Nesta Situação de Aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero
textual “crônica” e suas principais características; além disso, serão
retomados os elementos da narrativa, no entanto, o foco estará na percepção do
foco narrativo e na compreensão/interpretação do texto pelos alunos. Espera-se
que, ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o
gênero em estudo, a narrativa com foco na 1ª. pessoa e que tenha compreendido o
texto como um todo significativo.
Ano: 6º Ano do Ensino Fundamental.
Tempo previsto: 06 aulas.
Conteúdos: conceito de crônica; retomada
dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); leitura do texto
“Avestruz”, de Mario Prata; roteiro de perguntas e produção escrita.
Competências e habilidades: conhecer o gênero “crônica
narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); desenvolver a leitura e a escrita; encontrar informações explícitas; identificar tema e ideia principal; identificar a finalidade do texto, reconhecer as diferenças.
Estratégias: estudo do gênero e dos
elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”;
discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções.
Recursos: Cópia do texto; uso de data show para
reprodução dos slides com o conteúdo das aulas ,sala de vídeo e uso da sala de informática.
Avaliação: As avaliações ocorreram de forma processual, ao longo das atividades dadas, de textos verbais e não verbais. Avaliar também a participação e o interesse dos alunos nas atividades individuais e em grupo.
|
Antes da leitura- Ativação de conhecimentos de mundo
O professor fará uma sondagem inicial, uma conversa com os alunos para descobrir o que eles pensam antes da leitura do texto:
-Você tem algum animal de estimação?
-Que animal é esse?
-Você já viu um avestruz?
-Conhece a expressão "fulano tem estômago de avestruz? O que significa isto?
-Imagine como seria ter em casa um avestruz de estimação.
Ativação dos conhecimentos prévios
-O professor deverá perguntar para a turma o que eles esperam de um texto que tem por título a palavra "Avestruz";
-Em seguida questionar se conhecem ou já viram um avestruz;
-Após essa conversa inicial, mostrar a imagem de um avestruz;
Atividade extra classe
-Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre avestruz: Que tipo de animal é? A que reino pertence? Qual é a sua alimentação? E seu habitat?
LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO
LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO
O professor lê o texto para os alunos mostrando como deve ser ser a entonação correta para essa leitura que tem um tom de humor, por exemplo e outra questões referentes à leitura (voz clara, alta, respeitando a pontuação);
-Explicar as palavras desconhecidas esclarecendo seus significados para que todos entendam o texto globalmente;
Depois da leitura
-O professor questiona se seria possível ter um avestruz como animal de estimação;
-Elencar os motivos para ter ou não o avestruz de estimação;
-Você acha que a palavra avestruz serve como inspiração para um poema ou uma música?
-Solicitar que elaborem uma síntese do que entenderam do texto (registro no caderno).
Logo após os alunos deverão preencher uma ficha de leitura contendo: título do texto, autor, foco narrativo, personagens, conflito do texto, tempo e espaço;
-O professor usará a sala de multimídia onde apresentará o clip da música Ovo de Avestruz, de Saiddy Bamba.
Em seguida pedir para os alunos(em dupla) fazerem um registro escrito comentando se, caso o menino persistisse na ideia de ter um avestruz, como seria? E que façam uma pesquisa , procurando fotos de avestruz e a biografia do autor do texto (Mário Prata)
Alzenir Maria Martins Braiani
Alzenir Maria Martins Braiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário